terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CUIDADOS COM O CORPO DURANTE A GRAVIDEZ

Olá pessoal!!


Dando continuidade ao assunto cuidados com a pele durante a gravidez, hoje vou falar sobre os cuidados com a pele do corpo, principalmente a parte da barriga, onde é a área que mais preocupa a uma mulher durante a gestação.

Celulite, estrias, varizes...
O que são?
Como evitar?
Vou falar também dos mitos e verdades sobre esses vilões.


Vamos ao que interessa! ;)

CELULITE

Lipodistrofia Ginóide, nome bonito néh, porém o efeito dela não é nada bonito!
Esse termo também se refere à infecção bacteriana do subcutâneo é caracterizada por ondulações na pele, lembrando o aspecto de uma casca de laranja.

Acomete 95% das mulheres, ou seja, 8 em cada 10 mulheres tem celulite.
A celulite aparece nas seguintes áreas: quadril, glúteos, abdome, braços, membros inferiores.
Causada por diversos fatores: genética, fatores hormonais, má circulação, má alimentação, falta de exercícios físicos, etc.
O ganho de peso durante a gravidez é o culpado pela formação de celulite, siiim...
Entretanto esse fato não é 100% verdadeiro, pois mulheres magras também podem sofres com celulite, mas umas das principais razões é o aumento da produção de estrógeno, o hormônio feminino. Ele é o responsável pela distribuição das células de gordura no organismo, se a produção é excessiva significa dizer que mais gordura irá se acumular nas áreas propensas. Com o tempo isso obstrui o sistema de drenagem linfática e enfraquece os tecidos conjuntivos, representando o que causa a celulite na gravidez. Entendeu?!

O tratamento indicado para todos os graus de celulite é a drenagem linfática, mas ela não é recomendada para grávidas que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático. Em geral é liberada a partir do terceiro mês de gestação.
Para mais informações de outros procedimentos estéticos para o tratamento da celulite é recomendado à consulta de um dermatologista.

ESTRIAS

São linhas paralelas que aparecem quando a pele é submetida a uma distensão excessiva. Acontece devido à falta de elasticidade dos tecidos de sustentação.
Aparecem nas seguintes áreas: nos seios, glúteos, abdome e nas coxas.
Aparecem por diversos fatores: falta de elasticidade na pele, fatores hormonais, stress físico, predisposição genética, etc. Além disso é muito comum em adolescentes devido o crescimento e em gestantes nos seios e no abdome.
As estrias são lesões irreversíveis? Sim, por isso é essencial manter o cuidado para prevenir e uma boa hidratação diária pode ajudar a amenizar e prevenir as estrias, porém o ideal é que os cremes contenham princípios ativos ideais.
Tratamentos que ajudam a amenizar: peelings, tratamento com ácidos, eletrolifting, etc.
Para as mamães evitarem as estrias o ideal é manter o peso adequado durante toda a gravidez. Manter a pele hidratada, com sabonetes e cremes indicados pelo obstetra ou dermatologista. O sobre os tratamentos estéticos, consulte o dermatologista, pois nem todos os procedimentos podem ser aplicados nas gestantes.

VARIZES.
           
São veias dilatadas que surgem nas pernas e podem causar incômodo, dores e inchaços. Acomete mais nas mulheres do que nos homens e, principalmente nas gestantes.
É recomendado as mamães o uso de meias de compressão se indicadas pelo médico. Evitar o ganho excessivo de peso, não permanecer longos períodos de pé ou sentada, ter um bom repouso noturno durante 8h e fazer exercícios físicos que ajudem na circulação.
Suas causas são: alterações hormonais, o aumento de sangue circulando no corpo, aumento da produção de progesterona e o aumento do peso.
Existem cremes que aliviam alguns dos sintomas das varizes, ainda não há nenhuma comprovação cientifica de que cosméticos eliminem varizes ou possa refazer as paredes de uma veia danificada.








Então é isso pessoal.
Espero que tenham gostado do assunto de hoje.

Fiquem com Deus e até a próxima!!  

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cuidados com a pele durante a gravidez.

Olá pessoal!!!

Tanto tempo longe neh!!
Pensaram que não voltava mais? Jamais!!!!!!!! rsrs...

Aproveitei esse período para descansar um pouco e aí voltar com tudo, cheia de novos assuntos pra compartilhar com vocês.

E hoje eu venho trazendo um assunto bem legal e comum na vida das mulheres em geral, que é o cuidado com a pele principalmente durante a gravidez.



Bem sabemos que às vezes deixamos esses cuidados de lado e quando vamos perceber já tem muitos efeitos negativos e trabalhosos de serem tratados.

Sol, hormônios alterados, estresse do dia a dia e um monte de outros fatores levam a consequência de uma pele com manchas, espinhas, cravos etc. E durante o período gestacional as consequências desses fatores ficam mais favoráveis já que a gestante fica mais fragilizada. E cai entre nós, ter uma pele com sequelas por menor que seja ela não é nada agradável aos nossos próprios olhos num é verdade!

E aí?

Estou grávida, já tenho varias manchinhas no rosto e agora, como devo agir?

Primeiramente tenha a consciência de procurar um profissional competente no assunto. Nada de ficar com papinho de amiga que usou produto tal e deu certo com ela e vai dar certo com você também porque ela teve o mesmo problema na gestação. O caminho não é bem por aí! Pelo amor de Deus!

Cada pele é de um jeito, precisa de um tratamento adequado a ela e o que você usou nem sempre servirá para a colega. Ok!

“A gestação é um período único, com características próprias, por isso, nem sempre é possível seguir a mesma rotina e usar os mesmos produtos, que podem causar alergia”

Eu listei algumas dicas que levo como padrão para ter um cuidado com a pele do rosto, em outro post eu vou falar mais sobre os cuidados com o corpo. Ok!

Então vamos ao que interessa!

Rotina:

Duas vezes ao dia, pela manhã e a noite, faça uma limpeza do rosto com 3 passos. (Dê preferencia pelos produtos naturais, pois existe ativos em alguns produtos que não podem ser aplicados em gestantes, por isso a importância de procurar um profissional, ele irá indicar o melhor para você).

•Lave o rosto com uma Espuma de limpeza ou Sabonete para o rosto, enxague bem com água.
•Aplique uma Loção Tônica Hidratante com ajuda de um disco de algodão.
•Por fim, aplique uma boa borrifada de Água Termal que também tem função hidratante.

Após essa rotina aplique o Protetor Solar pelo menos FPS 30.

O protetor solar é de lei. Intensificar a proteção contra os raios do sol é fundamental. A mudança hormonal propicia o aparecimento de manchas, principalmente no rosto, e o sol piora muito o quadro.

A noite repita os passos e deixe somente na hidratação da Água Termal (principalmente em dias quentes).


Essas dicas são básicas. Se você já tem algum probleminha com oleosidade que também é bem comum, cravos, espinhas e machas, para cada situação existem tratamentos. O ideal é procurar um profissional.


E você, quais cuidados tem com a sua pele? Quero saber tudo, comenta aqui embaixo. 









Espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus e até a próxima!






terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Alguns Mitos da Gestação.

Olá pessoa!!! 

      A gravidez é um processo natural, porém é uma fase da vida que gera uma grande quantidade de expectativa. Mesmo sendo natural e esperado, muitas vezes, esse processo apresenta uma mítica envolta e costuma gerar uma compaixão, empatia e preocupação das pessoas ao redor da mãe.

      Por esse motivo, a gravidez é cercada de mitos e verdades que devem ser esclarecidos à mãe com intuito de gerar maior segurança durante a gestação.

      - Apresentar queimação/azia na gravidez aumenta as chances de o bebê nascer cabeludo: 
        Mito, entretanto, já foi até motivo de estudo científico. O estudo comprovou que a relação é verdadeira, porém ainda precisa ser melhor estudada. Além disso, devemos nos lembrar que o enjoo e azia fazem parte do desequilíbrio corporal da gravidez.

      - Cruzar as pernas pode danificar o cordão umbilical e até enforcar o bebê:
        Isso é mentira. Os movimentos maternos não influenciam no deslocamento do feto e de suas partes. Isso ocorre se o cordão for pequeno.

      - Comer por dois é obrigatório:
        Cuidado com esse mito! Se a mulher comer por dois, acabará ganhando peso acima do que deve e isto poderá desencadear diversas complicações durante a gravidez, com riscos para a vida da mãe e do bebê em risco. Siga as orientações de um nutricionista.

      -A gravidez pode manchar a pele quando exposta ao sol:
       Sim, isso pode acontecer devido à maior produção de melanina na pele da gestante. O que a mãe deve atentar é a utilização de protetor solar no rosto e na barriga diariamente.

     - Inchaço (edema) nas pernas significa pressão alta (hipertensão):
       Isso é uma verdade parcial. Apesar de o enema ser bastante comum na gravidez, mulheres com hipertensão arterial tendem a apresenta-lo de maneira mais intensa. Acompanhe a sua pressão arterial e utilize meias elásticas durante a gestação.

     - Beber cerveja preta aumenta a produção de leite:
        Este é um mito sem nenhuma comprovação cientifica. O álcool é prejudicial ao bebê e deve ser evitado antes, durante e após a gestação. Alguns alimentos podem, eventualmente, modificar o sabor do leite materno. 


       Então é isso pessoal, depois de muita pesquisa rsrsrsrs... cheguei a essa montagem de mitos e verdades que me ajudou bastante.
       As mamães já ficam ansiosas com a gestação, aí vem as pessoas com diz e me disse que acabam confundindo muito a cabeça da gente e foi afim de esclarecer alguns deles que eu trouxe esse assunto. 











Espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus e até a próxima!!!!