Já tem um tempinho em que comecei a introdução alimentar com meu filho de 8 meses.
Desde os seus 6 meses venho compassadamente introduzindo alguns alimentos em seu dia-a-dia. Claro que com as orientações de uma nutricionista e a pediatra dele que foram essenciais para que eu continuasse e nunca desistisse, pois acredite filha, não é fácil. Principalmente quando se vivi em um mundo onde o comércio alimentícios é voltado principalmente para os olhos gulosos.
Eu sempre tive um pouco de receio de quais alimentos começar a introduzir por que o que eu tenho de leitura feita de artigos de contra indicação de alimentos para bebês num é normal não,viu!
Mas percebi que muita coisa é só blá blá blá.
Claro que existem SIM alimentos que devem ser evitados como primeiros alimento para o bebê e é aí que eu venho alertar a consulta de um nutricionista por que ele(a) meu bem, sabe direitinho o que indicar. Não foi diferente comigo.
Mas foi o óbvio mesmo gente. Comecei com as frutas, passando para as verduras e o legumes.
Eu fiz um esquema aqui em casa que eu achei uma dica muito válida da nutricionista e vou passar aqui para vocês, claro que pode não dar certo com o seu bebê, mas pode também é só tentar.
Olha as dicas:
Na primeira semana de introdução, apresente ao bebê um alimento de preferência no horário do almoço.
E siga os outros dias sempre com o mesmo alimento naquela horário. Assim ele irá começar a se acostumar com o novo sabor.
(No meu caso eu comecei com o suco de laranja. Ele não gostou muito no primeiro dia, mas a minha insistência nos outros dias foram válidas e obtive êxito.)
A cada semana você introduz um alimento diferente ao cardápio do baby, sempre com aquilo que ele conhece e um novo alimento. Só que em horário diferente.
Por exemplo: O suco de laranja que dei durante o horário de almoço troquei para o horário do lanche às 9 horas e no horário do almoço introduzi o purê de batata doce. Que de cara ele gostou muito! 🙌
Na terceira semana é o momento de introduzir outro alimento substituindo aquele primeiro. (No caso o suco de laranja, lembram!)
Na terceira semana de introdução alimentar elaborei um esquema de cardápio onde coloco todos os alimentos dele durante o dia.
É importante lembrar que não é porque você tenha começado a introduzir outro alimento que o aleitamento materno deve ser esquecido. Jamais!!!
O cardápio segue um modelo onde eu posso variar os alimentos de uma semana para outra.
Veja meu exemplo:
Se nessa semana o suco foi de laranja, na outra semana eu coloco suco de beterraba por exemplo.
Todos os dias é nesse esquema, porém como ele já tem 8 meses eu já introduzi o mingau de aveia. E eu ofereço a ele somente uma vez ao dia, durante a noite.
É bom lembrar que durante o dia eu ofereço muito água a ele por que assim ele não vai ter tanta dificuldade de fazer o número dois. 😁
Lembrando também que eu não adicionou na alimentação dele sal, açúcar, muito menos o mel. Esse último pode causar botulismo e a imunidade do bebê ainda não é tão madura para combater.
Então foi isso gente.
Com muita insistência, paciência do tamanho do mundo eu consigo a cada dia com que ele se alimente com outros alimentos além do leite materno.
Se você está começando agora a introduzir, tenha calma, sente perto do baby e se for preciso brinque de aviãozinho rsrsrs...
Falando em brincadeira outra dica para obter êxito nessa nova tarefa materna é que quando for alimentar seu bebê procure um lugar calmo e se for puxar alguma brincadeira que seja leve para não deixar ele muito elétrico durante a refeição e assim acabe mudando o foco dele.
É tanta coisa neh!!
Mas vai na fé filha que dá certo!
Me segue no snapchat e no Instagram que lá eu coloco algumas receitinha das papinhas que meu Enzo gosta.
Instagram e snapchat: @delkessia
SEGUE LÁ!
BJUUU ATÉ A PRÓXIMA! 😘✌