O assunto que venho trazendo hoje é muito comum para as gestantes o famoso inchaço (edema) e espero que possa ajudar com algumas dicas para aliviar esse efeito nada agradável que nós mamães passamos.
Sabe aquela sensação chata de colocar um sapato e você sentir apertado no decorrer do uso horas ou até minutos depois de você coloca-los?
E os anéis que que não conseguimos tirar direito?
Até o relógio fica difícil de usá-lo. Aff!!!
Dificuldades como essas são comuns para quem apresenta o inchaço.
O Edema, ou inchaço como é conhecido geralmente ocorre nas regiões das pernas, mas também pode ocorrer em qualquer ponto como por exemplo o edema pulmonar (conhecidíssimo e temido).
Nas gestantes esse efeito aparece nos tornozelos, rosto, pés e mãos é completamente normal. Ele está ligado ao aumento nos líquidos corporais durante a gestação.
Cerca de 75% das mulheres aparecem esse efeito e as outras 25% nem notam ele. (ôw glória!!!!)
O inchaço geralmente ocorre no final do dia, ou quando passamos muito tempo sentada ou em pé. Ocorre quando há uma saída excessiva de líquidos dos vasos para um tecido. Quando nossos pés incham, ocorre, na verdade um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo e os líquidos que deveriam estar dentro nos vasos sanguíneos ou linfáticos extravasam e se acumulam na pele.
Mas como amenizar esse efeito chato??Descansar é preciso, mas existem algumas dicas que vão te ajudar no alivio do inchaço.
Vamos lá!!
- Não permaneça sentada ou em pé por muito tempo. Se precisa passar longos períodos em uma dessas posições, faça uma pequena pausa e movimente-se para revitalizar sua circulação.
- Coloque suas pernas para cima. Se estiver na cama, deite-se apoiando os pés para cima contra a parede por alguns minutos. Isso alivia muito.
- Tire alguns minutos de seu dia para fazer uma leve caminhada.
- Consulte seu medico e mantenha-o informado sobre sua situação, provavelmente ele ira lhe indicar a redução do sal nos alimentos e alimentos já preparados e embutidos que geralmente apresentam um teor a mais de sódio em sua composição.
- Tome pelo menos dois litros de água por dia para estimular a circulação e líquidos e a eliminação de resíduos.
- Use calçado confortável. Evite sapatos apertados e saltos altos.
- Mergulhe os pés em água morna. Ela estimula a circulação e ajudar a diminuir o inchaço.
Massagem pode?
- Massagem nos pés (deslisamento) ajuda a ativar a circulação e a redistribuir os fluidos acumulados nos pés.
Bom, essas foram algumas dicas que tem me ajudado um pouco a amenizar meus inchaços nos pés que começaram a aparecer agora no ultimo trimestre da gravidez. Para se ter ideia, existem mulheres que apresentam o inchaço logo nos primeiro trimestre da gravidez, outras como é meu caso, aparecem apenas ao final e há aquelas que nem apresentam. O importante como sempre falo é você ser acompanhada direitinho pelo seu medico (a), informe tudo o que você passou no intervalo de uma consulta para outra. O medico não vai adivinhar se você teve enjoo, dor de cabeça ou outros sintomas aparentes.
Falo isso porque existem mulheres que vão para a consulta achando que o medico já vai prescrever tudo que é necessário para a sua gravidez em uma consulta só.
Não é bem assim!!!!!!
Informe-se mais, leia mais. Tire suas duvidas com um profissional adequado. Ok!
Então por hoje é só.
Espero que tenham gostado.
Fiquem com Deus e até a próxima!!!!